Dicas Importantes

Acelere seu metabolismo: Faça seu corpo gastar mais energia e perca peso mais facilmente. Veja algumas dicas:

  1. Mexa-se mais durante o dia. (Saia do sofá, desça uma parada antes do que de costume quando andar de ônibus, não vá de carro para lugares muito próximos, vá até a mesa do colega de trabalho ao invés de mandar um email, escolha o banheiro mais longe da sua sala, leve seu animal de estimação para passear). Com meia hora acumulada por dia, logo ficará mais fácil perceber a melhora.
  2. Exercite-se regularmente. (Escolha uma atividade que tenha a ver com você, pode ser ao ar livre ou na academia. A musculação está entre as mais indicadas, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter os músculos vivos do que o tecido gorduroso e faz queimar calorias mesmo em repouso; A caminhada também é ótima para ajudar!).
  3. Coma mais fibras. (O organismo precisa gastar mais energia para digerir as fibras, presentes nos cereais integrais, por exemplo, do que outros tipos de alimentos).
  4. Não pule as refeições. (Comer mais vezes durante o dia, mas em quantidades menores, ajuda a manter ritmo do metabolismo porque quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, o corpo faz um estoque de energia).
  5. Durma bem. (Uma boa noite de sono é o combustível principal do metabolismo que assim consegue usar bem a energia dos carboidratos. O ideal, segundo os especialistas, é dormir, em média, 8 horas por dia).

 

Alimentos que ajudam a emagrecer: Você já ouviu falar em alimentos termogênicos? São aqueles que ajudam a aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Conheça algumas dicas de nutricionistas:

  1. Pimenta vermelha: consumir 3 gramas por dia ajuda a aumentar o ritmo do metabolismo em até 20%. Pode usar em temperos ou saladas.
  2. Chá verde: 5 xícaras por dia auxiliam o corpo a usar a gordura acumulada como fonte de energia.
  3. Canela: 1 colher de chá rasa tem cálcio mineral suficiente para favorecer o processo de emagrecimento.
  4. Gengibre: consumido cru ou em molhos, sopas e chás é capaz de aumentar o gasto de calorias em até 10%.
  5. Salmão e Atum: os dois peixes são ricos em Ômega 3 que melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células.

Alimentos que contém colágeno: 30% de todas as proteínas do nosso corpo são colágeno, cuja função principal é formar as fibras que dão sustentação à pele. A partir dos 30 anos, a produção de colágeno diminui 1% ao ano e após os 50 anos de vida, a queda fica mais acentuada. Alguns alimentos são boas fontes de colágeno, como a carne vermelha, o frango e o peixe. Mas não basta comê-los simplesmente. Para ter um bom efeito, é preciso consumir também vitamina C, (presente em frutas como o limão, melão, caju, kiwi, acerola e goiaba) e vitamina E, selênio e zinco (encontrados na avelã, amêndoa e castanha-do-pará).

Fonte: Portal UOL, Portal O Globo, Portal Abril